10.07.2008

Humor O Sábio e o Português

Esta piada me foi contada há muitos e muitos anos atrás, mas toda vez que lembro dela e conto-a para amigos, ainda conseguimos dar boas risadas.

"Um poderoso rei havia lançado um desafio a todos os seus súditos: aquele que conseguisse manter uma conversação com o mais inteligente dos sábios de seu reino, receberia metade de todo o seu domínio.
Logo, logo a notícia se espalhou e uma grande fila de súditos se formou para o desafio do rei.
O Manuel que não sabia de nada e vinha saindo da padaria com uma bisnaga embaixo do braço viu toda aquela movimentação e resolveu entrar na filha para ver aonde ia dar.
Quando chegou a sua vez, deparou-se com o sábio que sentado numa larga cadeira mostrou-lhe uma maça. Manuel apontou-lhe o pão. Então, o sábio arregalou os olhos e aquiescendo com a cabeça mostrou-lhe um dedo. O português imediatamente acenou-lhe dois dedos ao que o velho sábio respondeu-lhe, tb, com dois dedos. O Manuel, excitado, rapidamente devolveu-lhe três dedos girando-os para cima. O sábio reconheceu que havia encontrado uma outra pessoa à altura de sua sapiência e deu-se por satisfeito. Foi até o rei e comunicou-lhe o que havia ocorrido e este quis saber o que haviam conversado. O sábio então disse ao rei:
_ Mostrei-lhe a maça do pecado, ao que ele me respondeu com o pão da vida._ Disse-lhe que Deus era um só, ao que ele rebateu dizendo-me que eram dois._ Então, confirmei que deus eram dois: Deus e o Diabo, ao que ele com total firmeza afirmou-me que eram três - Pai, Filho e Espírito Santo, reunidos numa única Pessoa.Depois disso, meu rei, reconheci naquela pessoa um ser iluminado e de grande sabedoria que merece receber o prêmio.
Enquanto isso, o Manuel sem saber de nada já estava de volta a sua cidadezinha e encontrou-se com um amigo que lhe perguntou o que ele havia feito porque todo mundo estava comentando que ele havia ganhado o desafio real.
_Sei lá do que tu estás a falar, ô gajo! Estava a sair da padaria quando vi uma fila enorme de pessoas. Quis saber do que se tratava e entrei nela. Demorou um bocado pra chegar a minha vez e tal não foi a minha surpresa quando dei de cara com um velho barbudo, com aparência de maluco, sentado num cadeirão e que me ameaçou atirar em mim uma maça. Não me acovardei e falei-lhe que se me atirasse a maça lhe jogaria a bisnaga._Depois, ele me falou que me enfiava um dedo e eu lhe disse que se me enfiasse um dedo eu lhe enfiaria dois._O velho maluco então falou que me enfiaria dois dedos e eu lhe disse que se era assim, então, eu lhe enfiaria três dedos e ainda os rodaria."

Nenhum comentário: